BOLSAS DE ESTUDO PARA PORTUGAL

Tempo de leitura: 11 minutos

Qual é o jovem que não sonha em estudar no exterior? E atualmente, está havendo uma grande procura por bolsas de estudo para Portugal.

Na verdade, a facilidade da língua é um atrativo a mais pois por ser muito parecida com o nosso português, a notícia fica muito mais fácil.

 

ESTUDO PARA PORTUGAL

E sem falar que estudar em uma instituição de ensino no exterior além de trazer um diferencial para o seu currículo, será uma experiência pessoal extraordinária.

Você pode solicitar uma bolsa de estudos em Portugal tanto em Universidades Públicas quanto Privadas. E existe ainda a opção de conseguir uma bolsa e ainda receber uma ajuda de dispêndio, mas isso vai depender das condições do candidato. E, se você for um aluno que tenha ótimas notas, é também verosímil conseguir uma bolsa por valor. Nesse caso, você também receberia uma ajuda de dispêndio mensal.

Vale lembrar que cada instituição tem seus próprios regulamentos e a FCT – Instauração para a Ciência e a Tecnologia, por exemplo, promove alguns concursos todos os anos para o aproximação a bolsas de estudos em Portugal. Além das provas aplicadas, eles irão calcular os objetivos do estudante, seu currículo profissional e acadêmico.

Veja outras instituições de ensino que oferecem bolsas em Portugal:

  • Instituto Camões
  • Percentagem Fullbright
  • Instauração Luso-Americana
  • Instauração do Oriente
  • Instauração Cidade de Lisboa
  • Instauração Eugenio de Almeida
  • Instauração Rotária Portuguesa

Essas são somente algumas, mas existem muitas outras. Mais de 20 universidades de Portugal oferecem para brasileiros bolsas de estudos e algumas uma vez que, por exemplo, o Instituto Politécnico de Leiria está com as inscrições abertas tanto para graduação quanto para pós-graduação. E oferece bolsas de até 50% no valor totalidade da anuidade.

Vale a pena dar uma conferida na página do Instituto pois há todas as informações que você precisa saber sobre o processo seletivo assim uma vez que várias dicas sobre o dispêndio de vida em Portugal.

Para o Instituto, o estudante brasílio que concluir um teste e ortografar uma missiva de motivação, pode conseguir a isenção da taxa de matrícula no valor de 500 euros.

O ideal é que você acesse as páginas destas instituições e verifique quais são os requisitos necessários.

Lembro também que aqueles que querem se candidatar a bolsas de estudos para Doutorado ou Mestrado em uma Universidade em Portugal, devem fazer a solicitação diretamente ao CAPES através do site www.capes.gov.br. Aí, você terá todas as informações que precisa. Se esse for o seu caso, acesse a Instauração Calouste Gulbenkian (Serviço de Bolsas) através do site www.gulbenkian.pt e saberá mais detalhes.

 

MELHORES UNIVERSIDADES DE PORTUGAL

É bom você saber que mesmo as universidades ditas públicas em Portugal não são isentas de mensalidades uma vez que as daqui do Brasil. Mas uma vez que algumas oferecem bolsas de estudos, talvez o valor final compense. Só em pensar que está tendo uma ensino de primazia num país do exterior, isso só vai casar valor tanto profissional uma vez que academicamente.

Veja as melhores Universidades de Portugal:

  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Porto
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade de Coimbra
  • Universidade do Minho
  • Universidade Católica Portuguesa

No momento de sua avaliação são considerados diversos aspectos uma vez que a reputação acadêmica, uma vez que os empregadores as veem, qualidade de ensino, número de alunos estrangeiros e quantidade de citações em artigos científicos.

Você sabia que algumas universidades portuguesas aceitam o Enem uma vez que forma de ingresso? É isso mesmo. Confira quais são:

  • Universidade de Coimbra
  • Universidade de Algarve
  • Instituto Politécnico de Leiria
  • Instituto Politécnico de Beja
  • Instituto Politécnico do Porto
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Porto

Essas são somente algumas e mais uma vez, as universidades portuguesas mesmo públicas são cobradas mensalidades. Só para você ter uma teoria, o valor anual de um curso para estrangeiros pode variar entre 3 e 7 milénio euros.

VISTO DE ESTUDANTE PORTUGAL

Na verdade, qualquer solicitação de visto é feito através do Consulado Universal de Portugal.

Se você acessar a página do Consulado na internet, vai observar que existem algumas modalidades:

  • Estudar por um período superior a um ano
  • Estudar por um período igual ou subordinado a um ano
  • Os beneficiários de bolsa de estudos atribuídas pela CAPES ou pelo Estado Português

Portanto, você deve clicar em qual modalidade você se encaixa e assim terá todas as informações necessárias para a obtenção do visto de estudante.

Você deverá enviar ao Consulado Universal toda a documentação requisitada e eles analisarão para ver a possibilidade da obtenção ou não do visto.

Uma das coisas que eles pedem é a missiva de corroboração emitida pela instituição de ensino português ou comprovante de matrícula no curso. Um outro ponto que eles levam em consideração é uma vez que você se sustentará em Portugal. E isso pode ser demonstrado, por exemplo, do comprovante da bolsa de estudos que recebeu, um termo de responsabilidade de um familiar onde declara-se responsável por sua estadia ou uma reprodução da enunciação de renda onde comprove que possui meios próprios de se sustentar.

Portanto, dá uma checada lá no site do Consulado Universal de Portugal que está tudo muito explicado.

COMO MORAR EM PORTUGAL

Essa é uma das grandes preocupações por segmento dos estudantes, pois ficam com receio de não conseguirem arcar com o dispêndio de moradia e alimento, por exemplo.

Mas se você já for com seu visto de estudante, viajará com muito mais tranquilidade.

Na verdade, vai depender bastante do tipo de vida que você vai levar. Existem Universidades que oferecem alojamentos para os alunos e você pode ter uma noção acessando as páginas das Universidades para saber qual o dispêndio.

Para você ter uma teoria, as residências oferecidas pela Universidade de Coimbra oferecem salas comuns, cozinhas muito equipadas, banheiros, serviço de lavanderia e internet.

Outra opção é dividir um apartamento com outros estudantes, permanecer em casas de famílias ou recorrer a hostels.

A maioria das Universidades oferece toda a ajuda necessária para que o estudante encontre o melhor sítio de moradia.

Na Universidade do Porto, é verosímil permanecer no alojamento da própria universidade por um dispêndio em média mensal de 135 a 190 euros. Neste preço está incluída a limpeza do quarto e a roupa de leito.

Portanto, é preciso fazer uma pesquisa prévia para saber qual opção será mais vantajosa e caso opte pelo alojamento na universidade, é necessário fazer uma solicitação o quanto antes pois a procura é muito grande.

O lícito das Universidades portuguesas é que elas te dão todo o suporte e te orientam no que for necessário.

 

Como conseguir uma bolsa de estudo em Portugal?

 

 

Inglês

 

What is the young man who does not dream of studying abroad? Currently, there is a great demand for scholarships for Portugal.

In fact, the ease of the language is an added attraction because because it is very similar to our Portuguese, the news is much easier.

STUDY FOR PORTUGAL

And not to mention that studying in an educational institution abroad as well as bringing a differential to your curriculum, will be an extraordinary personal experience.

You can apply for a scholarship in Portugal in both Public and Private Universities. And there is still the option of getting a scholarship and still receive an aid of expense, but this will depend on the conditions of the candidate. And, if you are a student who has great grades, it is also plausible to get a purse of value. In that case, you would also receive a monthly spending allowance.

It is worth remembering that each institution has its own regulations and FCT – Instauração para a Ciência e Tecnologia, for example, promotes some competitions every year for the approach to scholarships in Portugal. In addition to the applied tests, they will calculate the student’s goals, professional and academic curriculum.

See other educational institutions offering scholarships in Portugal:

Camões Institute
Fullbright Percentage
Portuguese-American Institution
East Instituting
City of Lisbon
Insituura Eugenio de Almeida
Portuguese Rotary Foundation
These are just a few, but there are many others. More than 20 universities in Portugal offer scholarships for Brazilian scholarships and some since, for example, the Instituto Politécnico de Leiria is open to undergraduates and postgraduates. And offers scholarships of up to 50% in the totality of the annuity.

It is worth checking the page of the Institute as there is all the information you need to know about the selection process so once you have several tips on living expenses in Portugal.

For the Institute, the brazilian student who complete a test and spell a motivational missive, can achieve exemption from the tuition fee in the amount of 500 euros.

Ideally, you should go to the pages of these institutions and check the requirements.

I also remember that those who want to apply for doctoral or masters scholarships at a University in Portugal should apply directly to CAPES through the website www.capes.gov.br. There you will have all the information you need. If this is the case, access the Calouste Gulbenkian Institute (Scholarship Service) through the website www.gulbenkian.pt and you will know more details.

BEST UNIVERSITIES OF PORTUGAL

It is good for you to know that even the public universities in Portugal are not exempt from tuition fees since they are from here in Brazil. But since some offer scholarships, perhaps the final value will pay off. Just thinking that you are taking a primacy education in a country from abroad, this will only marry both professional value once academically.

Here are the best universities in Portugal:

University of Lisbon
University of Porto
Aveiro University
Coimbra University
Minho’s university
Portuguese Catholic University
At the time of their evaluation are considered several aspects since the academic reputation, once employers see them, quality of teaching, number of foreign students and quantity of citations in scientific articles.

Did you know that some Portuguese universities accept the Enem once that entrance way? That’s right. Check them out:

Coimbra University
University of Algarve
Polytechnic Institute of Leiria
Polytechnic Institute of Beja
Polytechnic Institute of Porto
Aveiro University
University of Lisbon
University of Porto
These are just a few and once again, even public Portuguese universities are charged monthly fees. Just so you have a theory, the annual value of a course for foreigners can range between 3 and 7 millennium euros.

STUDENT VISA PORTUGAL

In fact, any visa application is made through the Universal Consulate of Portugal.

If you access the page of the Consulate on the internet, you will notice that there are some modalities:

Studying for more than one year
Studying for a period equal to or subordinate to one year
The scholarship recipients attributed by CAPES or by the Portuguese State
Therefore, you must click on which modality you fit and thus you will have all the necessary information to obtain the student visa.

You will have to send to the Universal Consulate all the requested documentation and they will analyze to see the possibility of obtaining the visa or not.

One of the things they ask for is the corroboration missive issued by the Portuguese teaching institution or proof of enrollment in the course. Another point that they take into consideration is since you will be based in Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *